Golpe Nubank: saiba como se proteger Crédito:
Divulgação/ Nubank
No último ano, os brasileiros têm sido expostos a uma
abundância de golpes pelos telefones. Um novo golpe, que tem se popularizado,
utiliza a empresa de serviços financeiros Nubank e tenta fazer o usuário entrar
em contato com uma falsa central de atendimento.
Veja como funciona o golpe Nubank e como se proteger
A nova prática usando o nome da Nubank consiste no
envio de SMS ou ligação para o consumidor relatando que foi feita uma compra
com o cartão da empresa. Então, pedem para confirmar a transação e entrar em
contato com um falso número de telefone do banco ou clicar em algum link - no
caso das mensagens de texto.
No texto da mensagem é comum aparecer o número 0800,
um tipo de Discagem Direta Gratuita (DDG), para passar credibilidade.
No caso da ligação telefônica, uma secretária
eletrônica informa sobre a compra e pede para discar algum número caso não
reconheça o valor.
Ao apertar o número, o cliente é direcionado para uma
central falsa, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais
um robô. Ao entrar em contato, o cidadão cai no golpe e seus dados podem ser
roubados.
Como identificar golpes por SMS
Para não cair em golpes por meio de mensagens de SMS,
o consumidor pode tomar alguns cuidados como:
Evite clicar em links por SMS
Dificilmente os bancos ou instituições financeiras
entram em contato solicitando que seus clientes acessem determinado link para
resolver alguma questão. Outros canais oficiais mais confiáveis podem ser
acionados em caso de problemas.
Instituições financeiras utilizam números com até
seis dígitos
Ficar de olho em detalhes da mensagem, do número que
ligou e do site que foi acessado também ajuda a não cair em golpes financeiros.
Lembre-se: as mensagens enviadas pelas instituições financeiras, geralmente,
apresentam números com até seis dígitos.
Verifique se há algum erro gramatical
Também vale estar atento para erros gramaticais nos
textos recebidos. Caso você perceba algum, já considere que se trata de uma
fraude. O mesmo vale para o domínio dos sites que aparecem na mensagem.
O site da Nubank também alerta para números. Segundo
a empresa, eles só entram em contato via redes sociais, pelos perfis oficiais,
ou pelos números de telefone oficiais.
Como se proteger
Evite fornecer informações pessoais
Se for solicitado por mensagem ou ligação, evite
fornecer informações pessoais de cartão de crédito, senhas e outros dados
sensíveis.
Resistir à tentação de cliques
O consumidor deve ter cuidado com perfis de Facebook
e Instagram: muitos golpistas criam perfis, chats e contas falsas que possuem
as mesmas fotos de perfil e stories das lojas oficiais.
Sempre diversifique as senhas
Não utilize a mesma senha ao fazer cadastros em sites
de compras.
Não fornecer códigos recebidos por SMS a terceiros
Somente você deve ter acesso aos códigos de
verificação enviados por SMS. Nenhuma loja pede senhas e dados desta forma. Os
canais oficiais são utilizados.
Por Rede Nordeste, O Povo