Os eclipses ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra estão parcial ou totalmente alinhados sob a perspectiva da Terra Crédito: Reprodução/Youtube Observatório Nacional

Os eclipses são fenômenos astronômicos que oferecem oportunidades únicas para contemplar a interação do sistema solar. Em 2024, diversas regiões da Terra serão contempladas com eles, incluindo o Brasil.

 

Eclipses solares, lunares, anulares, penumbrais, parciais ou totais, ao todo, serão quatro fenômenos este ano. Confira a seguir, o calendário de eclipses deste ano e em que lugares do mundo será possível acompanhar os eventos.

 

Eclipse lunar penumbral em 24 de março

 

Todos que estiverem no continente americano poderão acompanhar o eclipse lunar penumbral em 24 de março. O eclipse máximo ocorrerá às 04h13 (no horário de Brasília).

 

Segundo informações da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), durante um eclipse lunar total, a Lua adentra completamente a região mais escura da sombra terrestre, conhecida como umbra.

 

Já em um eclipse penumbral, como o de março, a Lua atravessa a penumbra da Terra, uma área mais externa e sutil da sombra projetada pelo planeta. Assim, a luminosidade da lua diminui, tornando por vezes quase imperceptível a sua ocultação pelo Sol.

 

Eclipse solar total em 8 de abril

 

Os observatórios da Nasa aguardam com expectativa a chegada do primeiro eclipse solar de 2024 em 8 de abril.

 

Este eclipse, com uma duração de aproximadamente 4 minutos, será visível exclusivamente na América do Norte. Seu percurso terá início no Oceano Pacífico Sul, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá.

 

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face da estrela e resultando na escuridão temporária do céu, assemelhando-se ao fenômeno do nascer ou pôr-do-sol.

 

Eclipse lunar parcial em 18 de setembro

 

O segundo fenômeno lunar do ano está programado para ocorrer em 18 de setembro, e será um eclipse parcial visível nas Américas, África e Europa por cerca de uma hora.

 

Nele, apenas parte da Lua será obscurecida pela sombra da Terra. Nos eclipses parciais, a sombra da Lua parece expandir-se da perspectiva do observador e, em seguida, recua, sem cobrir completamente toda a superfície lunar.

 

Eclipse solar anular em 2 de outubro

 

O eclipse solar anular será visível em 2 de outubro de 2024. Este evento terá uma duração aproximada de 7 minutos e poderá ser observado no Chile e na Argentina, com visibilidade parcial na Bolívia, Paraguai, Uruguai e na região da Antártida.

 

No Sul do Brasil, o fenômeno poderá ser visto de forma parcial e é o mesmo que foi visto em outubro de 2023 em várias partes do país.

 

Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua se alinha entre o Sol e o ponto mais distante da Terra. Devido a essa disposição, a Lua parece menor a partir da perspectiva terrestre e, consequentemente, não cobre completamente a visão da estrela, resultando em um anel luminoso ao redor da Lua.

 

Rede Nordeste, O Povo