Somente nos primeiros cinco dias do ano, o oeste da Bahia já registrou quase 10 mil raios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Bom Jesus da Lapa, a 800km de Salvador, foi a que teve maior registro, com 4.046 raios.
Além de Bom Jesus da Lapa, se destacaram as cidades de Barra (2.452), Barreiras (2.439), Luís Eduardo Magalhães (728) e Ibotirama (305). Apesar do número expressivo, não há registros de feridos ou prejuízos causados pelos raios no estado.
A previsão para o oeste baiano é de chuva nas próximas semanas e com possibilidade de mais raios e trovoadas. Para Ibotirama, Barreiras, Barra e Bom Jesus da Lapa, a preocupação é ainda maior, pois as cidades estão em alerta de perigo para chuvas intensas. A expectativa é que a chuva fique entre 50 e 100 mm/dia nesses locais. Mesmo com previsão de chuva, o calor deve continuar na região, com temperaturas que podem superar 30ºC.
O recorde no estado foi registrado no mês de novembro, quando 1,2 milhão de raios foram contabilizados em sete dias. Foi neste período que um idoso de 64 anos foi atingido enquanto estava na varanda de sua casa, na cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Gildásio Oliveira foi socorrido e teve 70% do corpo queimado.