Foto: Haeckel Dias

 

Nos últimos meses, os casos de furtos e roubos na região do Centro Histórico de Salvador apresentaram queda de 79,8%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que atribui o resultado à integração entre as Polícias Civil e Militar, as ações ostensivas e trabalho investigativo. 

 

Entre 1º de novembro e 10 de dezembro, conforme a SSP-BA, foram registrados 32 furtos e cinco roubos no Pelourinho – reduções, respectivamente, de 77,6% e 87,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 143 e 41 ocorrências desses crimes. 

 

NOVA AÇÃO

Na última quinta-feira (21), o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) realizou mais uma ação para coibir crimes contra o patrimônio no Centro Histórico. As equipes mapearam locais utilizados para o armazenamento de produtos roubados e furtados e realizaram outras diligências investigativas para identificar e localizar envolvidos com crimes contra o patrimônio praticados na região. 

 

"Estamos trabalhando com força máxima para proporcionar um verão seguro para os baianos, baianas e turistas. E entre as nossas ações estratégicas, estão os trabalhos de inteligência e investigação no Centro Histórico, que contam com reforços no Deic, no Departamento de Polícia Metropolitana e no Departamento de Inteligência Policial", declarou a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito. 

 

De acordo com o comandante do 18? Batalhão da Polícia Militar (BPM/ Centro Histórico), coronel Agnaldo Ceita, as ações reforçaram o comércio na região com o aumento do fluxo de pessoas. "As ações policiais seguem reforçadas durante todo o período de festas de final de ano e também durante o verão", frisou.

 

Além das ações ostensivas de praxe em toda a área do Centro Histórico, a Polícia Militar executa também a Operação Natal, nas principais vias de acesso, estações de transbordo, pontos de transporte e áreas de embarque e desembarque. Além disso, bases móveis e viaturas de duas e quatro rodas intensificam o policiamento em pontos estratégicos. A PM trabalha em conjunto com a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), que ampliou a equipe de delegados e escrivães para o período do verão.