Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias


O Vitória pode celebrar a vaga na elite do futebol brasileiro no próximo domingo (5), contra o Vila Nova. Com 99,99% de chances de acesso, de acordo com dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube vislumbra dois cenários para atingir seu primeiro objetivo na temporada. 

 

Caso vença o Vila Nova no próximo domingo (5), no Barradão, o Leão chegará a 68 pontos e precisará apenas torcer para que pelo menos um de seus concorrentes diretos não faça três pontos na 35ª rodada. Confira: 

 

CENÁRIO 1 - VITÓRIA VENCE O VILA NOVA

*Qualquer um dos seguintes resultados garante o acesso do Vitória

- Criciúma não vence o ABC

- Sport não vence o Mirassol

- Juventude não vence o Ituano

- Atlético-GO não vence o Novorizontino

 

Isso ocorre porque a única possibilidade de quatro clubes (Criciúma, Juventude, Sport e Atlético-GO) ultrapassarem os 68 pontos e deixarem o Vitória em 5º é com todos eles vencendo. Nesse caso, ainda seria necessário um empate entre Atlético-GO e Sport na 36ª rodada. 

 

O segundo cenário possível de acesso é com um empate entre Vitória e Vila Nova. O Leão chegaria a 66 pontos e, nesse caso, a vaga na elite pode ser carimbada de duas formas. 

 

A primeira é torcer para que o Novorizontino não vença o Atlético-GO e para que o Juventude seja derrotado pelo Ituano. A segunda é torcer para que Atlético-GO e Sport não vençam seus jogos e para que ou o Juventude perca ou que o Criciúma não vença o ABC. Confira: 

 

CENÁRIO 2 - VITÓRIA EMPATA COM O VILA NOVA

- Novorizontino não vence + Juventude perde

- Atlético-GO e Sport não vencem + Juventude perde ou Criciúma não vence 

 

Em virtude dos confrontos diretos entre os concorrentes nas rodadas seguintes, o Vitória pode alcançar o acesso mesmo que não tenha 9 pontos de vantagem em relação ao quinto colocado. Basta que as combinações acima aconteçam. 

 

Neste momento, o Leão é o líder da Segundona, com 65 pontos. A partida contra o Vila Nova está marcada para o próximo domingo (5), às 18h, no Barradão.