A “virada de chave” do Bahia na Série A foi adiada mais uma vez. Na noite desta segunda-feira (18), o Tricolor interrompeu o que poderia ser o início de uma boa fase ao levar uma virada do Santos em mais um confronto direto contra o Z-4. O time baiano abriu o placar com um golaço de Camilo Cándido, mas deixou Marcos Leonardo e Julio Furch fecharem a partida em 2 x 1 na Arena Fonte Nova.
Com o resultado negativo na 24ª rodada, o Bahia ficou nos 25 pontos e voltou a ser ameaçado pela zona de rebaixamento. Novamente, a distância é de apenas um para o Peixe, o primeiro time da degola. O Esquadrão segue na 15ª colocação por enquanto.
O Bahia terá 12 dias até o confronto contra o Flamengo, na rodada 25 do Brasileirão. Os times se enfrentam às 16h do dia 30 de setembro, um domingo, no Maracanã.
O JOGO
Primeiro tempo
A partida já começou quente na Arena Fonte Nova depois de o Santos assustar o Bahia em chegadas seguidas logo nos três primeiros minutos, com direito a contra-ataque e bola na trave. O controle do jogo foi dos visitantes na maior parte da etapa, que pressionou no campo de ataque e chegou com muito perigo. Do outro lado, o Bahia tinha dificuldade para ficar com a bola no pé e encaixar suas jogadas. O time baiano cresceu no jogo após os 20, mas só ameaçou com chutes de fora da área.
Com menos de 20 segundos de jogo, Marcos Leonardo avançou pela esquerda e finalizou na trave do Bahia. A arbitragem apontou posição irregular.
Aos dois minutos, mais pressão do Santos. Jean Lucas puxou o contra-ataque, cortou a marcação e parou em Marcos Felipe. No rebote, Soteldo chutou, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo.
Na cobrança de escanteio em sequência, milagre de Marcos Felipe! O goleiro do Bahia defendeu uma finalização à queima-roupa e evitou o primeiro do Santos.
Depois de outro escanteio aos quatro, Marcos Leonardo cabeceou e acertou a trave, mas o árbitro já havia marcado falta de ataque do Peixe.
Aos 11, outra chegada do Santos. Após cruzamento para a área, Jean Lucas tentou desviar, mas Marcos Felipe defendeu. Na sobra, Lucas Braga não conseguiu aproveitar.
O Bahia chegou com perigo aos 17. Após cruzamento de Thaciano, a zaga do Santos afastou e Camilo Cándido aproveitou a sobra para soltar uma bomba. João Paulo fez boa defesa.
Yago Felipe recebeu aos 34 e, de fora da área, soltou uma pancada no ângulo. João Paulo voou para fazer uma defesaça.
Cinco minutos depois, Dodô deu um presente para Everaldo, que invadiu a área e finalizou, mas a defesa desviou para a linha de fundo.
Aos 44, Lucas Lima puxou o contra-ataque e abriu para Soteldo na direita. O camisa 10 devolveu para o meia, que chutou. A bola bateu em Marcos Felipe e Acevedo apareceu para afastar.
Segundo tempo
Diferente do primeiro tempo, o Bahia voltou do intervalo valorizando a posse de bola e pressionando o Santos no campo de ataque. E o gol veio aos 14 minutos com um chutaço de Camilo Cándido. O que os torcedores tricolores não esperavam era o empate do Peixe aos 27, com gol de Marcos Leonardo. E pior: a partida seguiu equilibrada até os acréscimos, quando Julio Furch entrou e virou o jogo para o Santos. Melhor para o visitante na Arena Fonte Nova!
Aos nove minutos, Kevyson arrancou pelo lado esquerdo, limpou a marcação e cruzou fechadinho. Marcos Felipe deu um tapa para mandar pela linha de fundo.
Cinco minutos depois, o Bahia inaugurou o placar! Ademir cruzou da direita e, na sobra, Gilberto abriu com Camilo Cándido, que soltou uma bomba sem chances para João Paulo.
Em jogada ensaida aos 27, Soteldo cobrou falta para Joaquim, que ajeitou para Marcos Leonardo, sozinho, completar de cabeça para o gol. O Santos igualou o marcador.
Após cobrança de Jean Lucas aos 48, Joaquim desviou de cabeça para Julio Furch dominar dentro da área e finalizar para o gol. Vira, virou!
FICHA TÉCNICA
Bahia 2 x 1 Santos
Série A - 24ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 18/09/2023 (segunda-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Josué Reis de Jesus Junior (BA)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Gols: Camilo Cándido (Bahia) / Marcos Leonardo, Julio Furch (Santos)
Cartões amarelos: Lucas Mugni (Bahia) / Joaquim (Santos)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu ©, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Acevedo, Yago Felipe (Lucas Mugni) e Thaciano; Ademir (Luciano Juba), Rafael Ratão (Biel) e Everaldo (Vinicius Mingotti). Técnico: Rogério Ceni
Santos: João Paulo ©; João Basso, Joaquim e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas, Kevyson (Júnior Caiçara) e Lucas Lima (Nonato); Soteldo (Dodi) e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Marcelo Fernandes
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia