Seis em cada dez brasileiros sentem insegurança ao caminhar pelas ruas das cidades onde moram durante a noite. Os dados foram divulgados pela pesquisa Datafolha que ouviu 2.016 pessoas com mais de 16 anos ao redor do Brasil, nos dias 12 e 13 de setembro.
34% dos entrevistados dizem se sentir muito inseguros após o anoitecer, e 26% ter um pouco de insegurança, totalizando em 60%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os números oscilaram em comparação ao colhido há um ano e meio, quando o instituto fez o mesmo levantamento. Em março de 2022, 37% diziam-se muito inseguros e 27% um pouco inseguros.
O perfil ideológico dos entrevistados aparece na pesquisa como um dos fatores que mais influenciam a percepção da segurança. A diferença das respostas entre quem se identifica como bolsonarista e petista é maior do que comparações regionais, por faixa de renda, sexo ou cor da pele.
Entre aqueles que se descrevem como petistas, ou declaram ser próximos ao petismo, mais da metade (54%) diz sentir algum grau de segurança. Já entre bolsonaristas ou simpatizantes do ex-presidente, 74% dizem sentir-se muito ou um pouco inseguros.