O Vitória fez as pazes com o torcedor rubro-negro ao vencer o Avaí por 3 x 0 no Barradão e retomar a liderança da Série B. Marcada pela “lei do ex”, a noite deste domingo (17) contou com a inspiração do artilheiro Léo Gamalho para balançar as redes duas vezes e a estrela de Gegê para entrar no segundo tempo e fazer um golaço.
Depois de encerrar um jejum de três jogos sem vencer com uma boa atuação dentro de campo, o Leão baiano foi a 52 pontos na 28ª rodada da competição. São dois de vantagem para Guarani e Sport, segundo e terceiro colocados.
No próximo desafio, o Vitória vai até o Estádio Novelli Junior para visitar o Ituano. As equipes entram em campo às 21h30 de sexta-feira (22), pela rodada 29 da Segundona.
O JOGO
Primeiro tempo
O Vitória começou a partida com controle de bola e iniciativa para buscar o primeiro gol. As jogadas partiam principalmente dos bons passes de Zeca, hoje pela esquerda. Por outro lado, o Avaí, fechadinho, apostava no erro do Rubro-Negro de olho no contra-ataque. Perto dos 15, porém, os catarinenses começaram a crescer no jogo, adiantaram a marcação e conseguiram chegar com perigo à área dos donos da casa. Sempre presente no ataque, o Leão baiano ficou na bronca devido a um possível pênalti não marcado pelo árbitro, mas logo depois, aos 39, inaugurou o marcador com Léo Gamalho após cobrança de escanteio.
Aos 11 minutos, Zeca fez um belo lançamento pela esquerda e encontrou Osvaldo dentro da área. O veterano tentou dominar, mas a marcação catarinense afastou o perigo.
No rebote do ataque do Avaí logo depois, William Pottker chutou de primeira e colocou a bola pela linha de fundo.
Aos 22, após tabela entre Zeca e Matheusinho, o lateral achou espaço na intermediária e soltou uma bomba de longe. A bola passou perto da meta avaiana.
Rafael Gava cruzou na área rubro-negra e Poveda cabeceou para jogar a bola pertinho da trave esquerda.
Matheusinho cruzou, Mateus Gonçalves finalizou de cabeça e ficou pedindo toque de mão do defensor dentro da área. O VAR chamou, mas a arbitragem de campo não apontou a penalidade aos 32.
Em cobrança de falta aos 35, Zeca bateu direto, a bola desviou na marcação, mas chegou no gol de Igor Bohn, que defendeu.
Três minutos depois, Osvaldo recebeu na direita, cortou para o meio e chutou forte de fora da área para o goleiro avaiano encaixar.
Aos 39, lei do ex! Mateus Gonçalves cobrou escanteio e Léo Gamalho subiu mais que todo mundo para cabecear a abrir o placar no Barradão.
Rodrigo Andrade recebeu de Mateus Gonçalves na entrada da área aos 45 e finalizou rasteiro de longe. Igor Bohn defendeu sem problema.
Segundo tempo
A primeira chance na segunda etapa foi do Avaí, com uma finalização logo aos dois minutos. O time catarinense voltou do intervalo com a intenção de sair mais para o jogo e tentar, pelo menos, o empate. O Vitória seguiu presente no campo de ataque, mas o último passe deixou a desejar. Até que, aos 18, Léo Gamalho apareceu de novo dentro da área para finalizar e aumentar a vantagem. O Avaí não se abateu e ainda incomodou o Rubro-Negro em boas chegadas. Gegê, porém, entrou no finzinho para marcar um golaço e consagrar a vitória do Vitória!
Com menos de dois minutos, Rafael Gava arrancou pela esquerda e chutou forte para boa defesa de Lucas Arcanjo em dois tempos.
Aos 10, Mateus Gonçalves errou a jogada e Edinho puxou o contra-ataque. Poveda foi acionado pelo camisa 68, mas não conseguiu o domínio dentro da área.
Após troca de passes aos 15, Matheusinho tentou a finalização na entrada da área, mas mandou fraco pelo lado da meta do Avaí.
Aos 18, Matheus Trindade fez um belo lançamento para Railan na direita, o lateral cruzou na área e Wellington Nem teve o chute travado. Na sobra, Léo Gamalho finalizou de primeira para ampliar o marcador.
Quase o terceiro gol aos 20. Gamalho tocou para Nem dentro da área, mas o chute saiu mascado para a defesa de Igor Bohn.
Mateus Gonçalves tabelou com Léo Gamalho aos 25, chutou forte no gol, mas o goleiro do Avaí defendeu.
Mais lei do ex aos 44. Na primeira chance no jogo, Gegê pegou o rebote da defesa catarinense, bateu colocado para fazer um golaço e fechar a vitória do Rubro-Negro.
FICHA TÉCNICA
Vitória 3 x 0 Avaí
Série B - 28ª rodada
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 17/09/2023 (domingo)
Horário: 18h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Quarto árbitro: Wagner Francisco Silva Souza (BA)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Gols: Léo Gamalho (2x), Gegê (Vitória)
Cartões amarelos: Rodrigo Andrade (Vitória) / Pottker, Edinho, Roberto (Avaí)
Cartão vermelho: Renatinho - auxiliar técnico (Vitória)
Vitória: Lucas Arcanjo; Railan (Welder), Camutanga, Wagner Leonardo e Zeca ©; Matheus Trindade (Gegê), Rodrigo Andrade e Matheusinho (Wellington Nem); Osvaldo (Yan Souto), Mateus Gonçalves (Zé Hugo) e Léo Gamalho. Técnico: Léo Condé
Avaí: Igor Bohn; Thales Oleques, Roberto, Douglas Bacelar (Jonathan Costa) e Cortez © (Felipinho); Jean Cleber (Edinho), Wellington (Giovanni) e Gava; Pottker, Natanael e Poveda (Jael). Técnico: Eduardo Barroca
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória