Dois levantamentos, um da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e outro do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), divulgados nesta quarta-feira (29), apontam que a taxa de testes positivos para Covid-19 aumentou no Brasil nas primeiras semanas de agosto.

O Presidente da Abramed, Wilson Shcolnik, informou que "a nova variante [chamada Éris] demonstrou ser muito transmissível, entretanto ela não traz quadros muito graves nas pessoas que são infectadas".

Segundo o levantamento, o número de infecções saiu de 6,3% (29 de julho a 4 de agosto) para 13,8% (em 12 a 18 de agosto). Já de acordo com o ITpS, saiu de de 7% para 15,3% entre as semanas encerradas em 22 de julho e 19 de agosto.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que a variante Éris, já está circulando livremente na cidade. "O Laboratório de Vigilância Genômica da Fiocruz confirmou o primeiro caso da variante trata-se de um paciente de 46 anos que havia se vacinado, mas não tinha tomado a bivalente, e que apresentou sintomas leves”, descreveu o secretário Daniel Soranz.

Atual onda da Covid-19 deve durar entre 4 e 6 semanas, segundo Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.


Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Por: Metro1 no dia 31 de agosto de 2023 às 07:18