
Foto: Divulgação / EC Bahia
O novo Centro de Treinamento da Bahia está mais próximo de se tornar realidade. De acordo com apuração do Bahia Notícias, a região nas proximidades da localidade conhecida como Quilombo do Quingoma, situada na Via Metropolitana, foi, de fato, a escolhida pelo Grupo City para a construção da nova estrutura do clube. A área estava sendo debatida pelo clube desde 2024, conforme noticiado pelo BN na época.
Após um longo processo de entendimento entre os entes vinculados na operação, um “acordo” teria sido firmado para o andamento da negociação. Outros locais chegaram a ser treinados, com entraves para cada um. Dois deles foram ventilados, incluindo um espaço na região de Mussurunga, além do próprio espaço do estádio de Pituaçu. Ambos não caminharam positivamente.
Havia a expectativa de uma reunião entre representantes do Governo do Estado, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), e dirigentes da Bahia na semana da partida contra o Santos, mas o encontro não ocorreu. Apesar disso, fontes ligadas ao BN confirmaram que já há um termo de antecedência acordado entre as partes. Esse contrato, no entanto, só terá validade após a aprovação oficial do projeto e a chancela final.
Detalhes sobre infraestrutura e logística para acesso ao novo CT são os últimos ajustes necessários para a conclusão do acordo. Um eventual imbróglio judicial envolvendo a área também já teria sido resolvido, restando apenas o anúncio por parte do Grupo City, responsável pelos investimentos. Internamente, um evento para tomar a decisão pública já estaria sendo debatido, sob a tutela do CEO da Bahia, Raul Aguirre, e de Victor Ferraz, diretor de Operações e Relações Institucionais do clube.
Tal estágio deve contar com a presença do CEO do Grupo City, Ferran Soriano. O espanhol deve desembarcar em Salvador nas próximas semanas para participar do fechamento do negócio. O objetivo é que uma nova estrutura da Bahia fique no padrão do Etihad Campus, centro de treinamento do Manchester City.
A busca por um novo espaço se estende por mais de um ano e envolve uma busca intensa pelo local. A área do Parque de Exposições e um terreno na Avenida Orlando Gomes, em Piatã, chegou a ser cogitados, mas o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), apontou dificuldades para atender à exigência de metragem da SAF. Assim, o projeto foi direcionado para a Via Metropolitana, que conecta Camaçari e Lauro de Freitas.
O novo CT deverá ocupar uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados. Com a nova estrutura concluída, o time profissional masculino e as categorias de base se mudaram do CT Evaristo de Macedo, que passaram a ser utilizados pelo time feminino e pelos projetos de iniciação esportiva.
Por Bahia Notícias