O Bahia é o novo líder do Grupo F da Libertadores. O Esquadrão de Aço venceu a segunda partida consecutiva ao bater o Atlético Nacional por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela terceira rodada da competição continental. O gol que definiu o jogo foi marcado por Willian José no segundo tempo.

Com o resultado, o Tricolor somou sete pontos e assumiu o primeiro lugar na tabela de classificação ao ultrapassar o Inter, que é o segundo com cinco. Estacionado nos três, o time colombiano permanece na terceira posição. A lanterna da chave é do Nacional com um.

O Bahia volta a jogar pela Libertadores no próximo dia 7 de maio, às 19h no horário de Brasília, contra o Nacional, novamente na Fonte Nova, pela quarta rodada. Mas antes disso, o Esquadrão de Aço volta a focar no Campeonato Brasileiro, onde ocupa o 13º lugar na tabela com seis pontos. No domingo (27), às 18h30, o time baiano visita o Palmeiras, no Allianz Parque, pela sexta jornada.

Primeiro tempo

O jogo começou equilibrado com os dois times buscando o ataque, mas o Bahia tinha um pouco mais de domínio do que o Atlético Nacional. A melhor oportunidade foi do Tricolor aos 30 minutos, Jean Lucas armou a jogada com Caio Alexandre e tocou na área para Lucho que finalizou, mas Ospina fez grande defesa com o pé e evitou o primeiro gol da partida. O jogo começou equilibrado com os dois times buscando o ataque, mas o Bahia tinha um pouco mais de domínio do que o Atlético Nacional. A melhor oportunidade foi do Tricolor aos 30 minutos, Jean Lucas armou a jogada com Caio Alexandre e tocou na área para Lucho que finalizou, mas Ospina fez grande defesa com o pé e evitou o primeiro gol da partida. O time colombiano respondeu aos 35 com Uribe que chutou da entrada da área e mandou por cima da meta defendida por Marcos Felipe. Aos 43, Erick Pulga dominou na esquerda e inverteu para Gilberto na direita. O lateral recebeu na área e fez o cruzamento, mas Camilo Cándido cortou. Dois minutos depois, Jean Lucas descolou bom cruzamento na área, mas Lucho e Cauly se enrolaram e tocaram para fora.

Segundo tempo

O Bahia seguiu como na etapa inicial com mais domínio e chegando no ataque, mas sem conseguir finalizar. Aos 11 minutos, Cauly tocou para Jean Lucas na área que acabou caindo, mas o árbitro mandou seguir. Dois minutos depois, Everton Ribeiro lançou para Pulga na área que se esticou e conseguiu desviar para o gol, mas Ospina defendeu sem dificuldades. O Atlético Nacional chegou bem no ataque aos 19 minutos com Asprilla que chutou para a defesa do bem posicionado Marcos Felipe.

Willian José abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com Willian José aos 26 minutos. Jogada pela direita com Ademir que tocou para Everton Ribeiro que passou para Caio Alexandre. O meia deu um tapa na frente para o centroavante que girou e bateu forte para estufar as redes. Bahia 1x0 Atlético Nacional

O Atlético Nacional chegou a marcar com Asprilla aos 40 minutos. Mas o árbitro invalidou o gol apontando falta do atacante em Ramos Mingo. Após o VAR checou o lance e confirmou a decisão de Mário Díaz de Vivar.

FICHA TÉCNICA
Bahia 1x0 Atlético Nacional (COL)
Libertadores - 3ª rodada Grupo F
Local:
 Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 24/04/2025 (quinta-feira) 
Horário: 21h no horário de Brasília
Árbitro: Mário Díaz de Vivar (PAR)
Assistentes: José Cuevas e Julio Aranda (ambos do PAR)
VAR: Fernando López (PAR)
Cartão amarelo: Ramos Mingo (Bahia) / Campuzano (Atlético Nacional)

Gol: Willian José (Bahia)

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Erick), Jean Lucas (Acevedo) e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Cauly (Ademir), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.

Atlético Nacional: Ospina; Andrés Román (Joan Castro), Arias, Tesillo e Camilo Cándido; Campuzano, Mateus Uribe e Rivero (Billy Arce); Sarmiento (Edwin Cardona), Asprilla e Morelos ( Kevin Parra). Técnico: Cristian Pellerano (auxiliar).

Foto: Letícia Martins e Rafael Rodrigues/EC Bahia

Por: Leandro Aragão no dia 24 de abril de 2025 às 22:52

Atualizado: no dia 24 de abril de 2025 às 22:53