
Foto: Marcelo Camargo / EBC | Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia a eleição presidencial para Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026 levando em consideração os votos do estado de Minas Gerais. Segundo sondagem publicada pela Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (2), no entanto, o gestor petista lidera cenários contra a esposa do ex-presidente Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), que são ventilados como possíveis candidatos.
No levantamento, Bolsonaro lidera no cenário estimulado (quando são apresentados os nomes) com 33,3% das intenções de voto. Lula aparece em segundo lugar nas pesquisas, com 28,6%. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ocupou a terceira posição, chegando aos 16,1%.
Em um cenário sem o ex-presidente, Lula aparece liderando as intenções de voto, chegando em 29,2%. Zema sobe para a segunda colocação, sendo escolhido por 23,5% dos ouvidos pela pesquisa. Michelle Bolsonaro ocupou o terceiro lugar, com 19,7%.
Agora, colocando Tarcísio como um dos candidatos à presidência da República, Lula permanece na liderança das intenções de voto, somando 29,3%. Zema segue na vice-liderança, subindo para 26.6%. O governador de São Paulo ficou na terceira colocação, com 14,6%.
Em um último cenário, com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Zema assumiu a liderança entre os presidenciáveis, chegando em 32,8%. Lula aparece como segundo colocado, com 28,5%. Ciro Gomes (PDT) figura em terceiro lugar (8,4%), enquanto Ratinho Jr. ficou na quarta posição (6,3%).
Para a pesquisa, foram ouvidos 1660 eleitores em 70 municípios de Minas Gerais. As entrevistas foram feitas de maneira presencial entre os dias 26 e 30 de março de 2025. A confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Por Bahia Notícias