Foto: Ascom INTS


Inaugurado no dia 21 de junho em Salvador, o Hospital de Brotas, unidade hospitalar exclusiva para atendimentos de beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv), divulgou ao Bahia Notícias, números e dados relacionados aos procedimentos realizados durante 1 mês de funcionamento. 

 

Motivo de queixas e pedidos antigos de usuários, que solicitavam e reivindicavam a criação do equipamento exclusivo, o local passou a atuar na rede credenciada do sistema. De acordo com as informações enviadas pelo plano de saúde, foram realizadas 705 consultas eletivas, aquelas que não são de cunho emergencial, 137 exames e 11 cirurgias. 

 

No entanto, uma das pautas mais solicitadas pelos beneficiários, casos emergenciais, não foram atendidos no hospital, já que nesta primeira fase o atendimento está sendo feito somente por agendamento. Segundo a assessoria de imprensa do Planserv, a decisão acontece em prol de “ajustar a demanda em relação às outras unidades da rede credenciada". 

 

Atualmente, o hospital disponibiliza 51 leitos, sendo 41 de internamento e 10 de terapia intensiva, além de centro cirúrgico com três salas e centro médico.

 

A projeção é que na segunda etapa, além da emergência adulto, sejam disponibilizados mais 30 leitos para internamento adulto e 150 leitos e serviços pediátricos com emergência; internação e 10 leitos de UTI para as crianças. Vale lembrar que a assinatura do contrato foi realizada entre a Secretaria da Administração (Saeb) com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do equipamento, em maio de 2024 (veja aqui)

 

SERVIÇOS 
Mesmo com uma rede credenciada, alguns usuários do Planserv relataram ao Bahia Notícias que não estavam conseguindo ser atendidos em determinados hospitais credenciados. Além disso, a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB) cobrou do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) o pagamento de serviços prestados por instituições de saúde da Bahia.


No último dia 6 de junho, a AHSEB enviou um ofício para o Planserv e para a Secretaria de Administração (Saeb) - órgão estadual responsável pelo plano de saúde. Na ocasião, a entidade solicitou urgência na resolução do problema

 

“A AHSEB tem sido informada que a solicitação de nota fiscal aos prestadores tem sido postergada a cada mês e, consequentemente, o pagamento, comprometendo o fluxo de caixa das instituições de saúde, e portanto, folha de pagamento, médicos, fornecedores de insumos”, diz um trecho do documento ao qual o Bahia Notícias teve acesso.

 

Em nota na ocasião, o Planserv informou que "o fluxo de pagamento aos prestadores obedece a critérios técnicos de análise, considerando os limites orçamentários previstos nos contratos' e que o "fluxo financeiro permanece regular, obedecendo ao trâmite institucional". 

 

Por Bahia Notícias