A Coreia do Norte enviou novamente balões carregando lixo para a Coreia do Sul. Na madrugada deste domingo (2), a capital sul-coreana, Seul, foi atingida com cerca de 600 balões que carregavam pontas de cigarro, tecidos, resíduos de papel e plástico.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informou que os militares estiveram monitorando o ponto de partida e realizando reconhecimento aéreo para localizar e recolher os balões.
Na última quarta-feira (29), a Coreia do Norte enviou centenas de balões transportando lixo e excrementos pela fronteira fortemente fortificada. O país nomeou a ação de “presentes de sinceridade”.
Durante uma reunião com o secretário da Defesa dos EUA, Austin Lloyd, o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, afirmou que os balões violaram o acordo de armistício, segundo os militares sul-coreanos.
Ambos reafirmaram uma resposta coordenada a quaisquer ameaças e provocações norte-coreanas com base na postura de defesa combinada da aliança Coreia do Sul-EUA.
Diversos alertas de emergência foram emitidos nas províncias de North Gyeongsang e Gangwon e em algumas partes de Seul no domingo, pedindo que as pessoas não entrassem em contato com os balões, e comunicarem a polícia.
Foto: Divulgação/Yonhap News