O entrevistado no Enfoque Geral da Ubatã desta terça-feira (24), foi o gestor do programaê na Secti o senhor Sócrates Santana, que trouxe informações sobre o programa e os cursos que estão com as inscrições abertas para o público, durante a entrevista ele ressaltou a importância a quantidade de pessoas que já foram capacitadas no programa.

“O programê é a maior jornada de capacitação na área de tecnologia do Nordeste, são mais de 15 mil pessoas que fazem parte já dessa nossa rede em todo o estado da Bahia, em mais de 300 municípios aqui do estado, já produzimos mais de 20 mil certificados, já foram emitidas para essas 15 mil pessoas que estão dentro dessa plataforma.”

Ainda durante o bate-papo e frisou a necessidade da capacitação na área de tecnologia, levando em consideração a amplitude de vagas de trabalho no setor.

“É importante destacar que a área de tecnologia no Brasil, e não estou falando do mundo, tá? Estou falando no Brasil, até 2025, ou seja, 2025 está logo ali, está gerando uma demanda de profissionais dessa área de tecnologia de 800 mil pessoas, até 2025. E a gente só tem formado, por ano, principalmente dentro das faculdades e nas escolas técnicas no Brasil, 50 mil profissionais dessa área de tecnologia da informação e comunicação, principalmente na área de software. Então quer dizer, eu tenho uma demanda por esse tipo de profissional muito maior do que a oferta desses profissionais.”

As inscrições seguem até dia 29 de outubro, com bolsas gratuitas são voltadas para profissionais iniciantes ou em transição de carreira, principalmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou grupos de diversidade – todos devem ter mais de 18 anos.

As inscrições na trilha de programação de 0 a 100 devem ser feitas através do link https://l.dio.me/programacao-bahia. Já os interessados no desenvolvimento de games devem acessar o link https://l.dio.me/desenvolvimento-jogos-bahia.

Por Alex Bahia (DRT 6525)